O
sucesso de um salão é garantido por uma clientela fiel, conquistada através de
um relacionamento, onde o bom atendimento e a qualidade dos serviços sejam
prioridades.
Define-se
Relacionamento como qualquer tipo de relação entre pessoas, que dure algum
tempo. Fidelizar um relacionamento é manter uma relação estável, que pode durar
para sempre. Em se tratando de salões de beleza não é diferente. Atrair o
cliente é o primeiro passo. Continuar andando, com sucesso, depende de uma
clientela fiel, conquistada através de um relacionamento diferenciado. Alguns
profissionais pensam que a relação com o cliente acaba quando seu serviço ou
produto indicado é vendido. Esse tipo de pensamento é um grande equívoco! Se os
salões de beleza quiserem manter o cliente fiel ao seu serviço ou produto,
devem saber preservar o relacionamento através de determinados procedimentos.
No
mercado atual, altamente competitivo, o cliente é o foco. Como conquistar e
manter o cliente? São vários os fatores que contribuirão para isto. Entre eles,
a qualidade do atendimento e dos serviços oferecidos. Pesquisas apontam, com
68%, que a atitude do pessoal de atendimento e a má qualidade dos serviços são
as principais razões para a perda de um cliente. Outros 14% ficam desapontados
com a qualidade dos produtos, e o restante deixa de freqüentar o salão de
beleza por outras causas, como preço e mudança de profissionais.
Sabemos
que a principal causa da perda de faturamento de um salão e, conseqüentemente,
de grandes prejuízos, é a falta de pessoas preparadas, motivadas e conscientes
do real valor do cliente. A começar pelos próprios profissionais, que interagem
diretamente com os clientes. Sendo assim, não adianta investir em marketing,
publicidade e assessoria de imprensa. Segundo Claus Moller, especialista
europeu, custa cinco vezes mais caro conquistar um cliente, que manter o
existente.Nos últimos anos, o crescimento do mercado de coiffure é algo
surpreendente. E a concorrência, cada vez maior. Por isso, falar em qualidade
de atendimento é oferecer qualidade em todos os serviços. Não é simplesmente
investir em treinamentos para o atendimento ao cliente. É a preocupação
constante com a satisfação do cliente. Preocupação real e sincera, fazendo com
que ele sinta prazer em retornar ao salão, indicando e recomendando os
profissionais, o produto adquirido e a qualidade de atendimento a outras
pessoas, que esperam receber o mesmo tratamento. Costumo dizer que o cliente
deverá sempre estar por prazer e não por obrigação.Para ter o cliente
satisfeito existem vários outros fatores como: uma boa apresentação do salão,
fácil acesso aos produtos indicados pelos profissionais, motivação dos
funcionários, cabeleireiros e manicures bem informados, atualizados e
treinados.
O cliente, ao entrar no salão, irá observar desde o layout até a
forma de executar o serviço desejado. Observará não só como lhe tratam, como
também o outro é tratado. Quando indicamos um produto, devemos nos certificar
que o cliente está comprando um benefício (vantagens e diferenciais) que o
produto irá lhe proporcionar. Todos estes fatores, entre outros, farão com que
o cliente perceba que é importante para o salão, sentindo-se valorizado e
estimado. Um salão de beleza tem o dever de conhecer o nível de expectativa dos
clientes. Faça exatamente o que eles querem e o serviço será bom.O cliente é
tudo. Um atendimento de qualidade, sincero, faz com que o cliente volte e
indique outros clientes. Apesar da satisfação do cliente ser primordial para
qualquer salão de beleza, a satisfação isolada não é suficiente para a
conquista de clientes fiéis, já que altos níveis de satisfação não resultam,
necessariamente, em visitas regulares e aumento de faturamento. A partir deste
ponto a fidelidade torna-se ideal. Saber quem são os seus clientes, que
serviços eles fazem e o que eles compram, pode trazer valiosas informações para
o salão de beleza, com a participação dos profissionais envolvidos.
Muitos
salões não sabem qual o número de clientes atendidos no mês, e nem quantas
retornaram no mês seguinte. Fica uma sugestão: O cliente é Rei. Independente do
porte do salão. Portanto, cative, conquiste e fidelize seu cliente, pois ele se
tornará o maior veículo de propaganda do seu salão de beleza.
A propósito, como
o seu salão está tratando os clientes? Relacionamento e Fidelização? Não? Então
somente Deus pode te ajudar.
Juliana, adorei a imagem de fundo no blog. Deu uma cara muito pessoal. Parabéns.
ResponderExcluir