sábado, 7 de janeiro de 2012

Candidatos Utilizam o Marketing no Processo Seletivo

By Jacqueline Miranda
             Hoje cada vez mais escuto empresários reclamando da dificuldade de encontrar bons profissionais. O discurso é sempre o mesmo: “Como a mão-de-obra está desqualificada!!!!” ou “Jacqueline preciso de pessoas que pensem”.
Os empresários buscam por funcionários comprometidos, responsáveis, que tenham iniciativa, enfim empreendedores. E porque nos dias de hoje isso é tão difícil?
Sempre coloco em meus treinamentos tanto para gerentes como para funcionários que a tecnologia avançou, e o cérebro humano ficou. A tecnologia continua avançando com muita rapidez e poucas são as pessoas que querem e buscam acompanhar, fora as que não conseguem. É isso que dificulta todo o processo.
Evoluímos quanto planeta bastante e rápido, as pessoas não percebem, ou melhor, se dão conta mas não estão conscientizadas.
Vamos lá, como em um mundo onde já temos um “tablet” podemos nos comportar da mesma maneira que quando chegou o primeiro celular? Quer acredite ou não as pessoas ainda utilizam técnicas e uma visão de treinamento  e  recrutamento ainda daquela época visando trazer um excelente profissional, você acha que é possível? Lógico que é, trazer um excelente profissional para aquela época!! Rsrs
Qual o resultado? Ela traz um profissional ainda preso somente em horário de entrada e saída, férias, direitos,….. e nada de empreendedorismo!!
O excelente profissional de hoje não é mais simplesmente um
Funcionário focado somente no que a empresa tem para lhe dar em relação a um bom salário, férias, direitos….. ele precisa, necessita ser um EMPREENDEDOR!!! Ele precisa transformar sua mente, investir na empresa em que trabalha para ter muito mais que um excelente salário, férias, e…
Hoje tenho feito muitas palestras de conscientização profissional, e as pessoas acordam, percebem….
Como também as técnicas para recrutar e selecionar pessoas mudaram, vejo muitos profissionais da área de RH aprovando candidatos que através do marketing vendem uma imagem do excelente profissional que não são. E na sua maioria só se percebe quando você contrata e admite a pessoa. Mas tenho uma notícia boa!! É possível encontrar no mercado os profissionais que buscamos e é possível também treinar, reeducar e conscientizar profissionais que já fazem parte do nosso quadro e buscam crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário