sexta-feira, 17 de julho de 2009

“Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra.”

Lucas 6:29a

Essa é dura. Não sei se essa palavra é mais difícil para homensou mulheres. Mas, eu fui criado na escola do "não levar desaforopara casa". Eu li essas palavras como jovem e pensei - isso éimpraticável. Porém, algumas coisas precisamos entender. Primeiro,Jesus não está nos aconselhando a sofrer violência sem defesa. Asautoridades existem para reprimir a criminalidade. É para eles quedevemos recorrer se estivermos em perigo (Rom 13:4).
Mas, há situações em que teremos que enfrentar hostilidade com amor,sobretudo por nossas convicções Cristãs. Como Darrell L. Bockobservou em seu comentário do Evangelho de Lucas: "O amor édisponível, vulnerável, e sujeito ao abuso. Oferecendo a outra facenão é tanto uma busca ativa como é um risco natural quando tentamosalcançar aqueles que reagem com desprezo. A vingança é excluída,enquanto fazendo o bem aos hostis é comandado.
No contexto deperseguição, oferecendo a outra face significa continuando a ministrar, mesmo arriscando mais perseguição, como Paulo fez emAtos 14 e 16". E eu acrescentaria, como Jesus fez em João 18:22-23.Jesus não só falou, ele fez. Se Jesus fez, então pelo poder dele,nós podemos também.

Pai, eu não quero desafiar ou provocar ninguém. Tenho tanto medoda violência como da minha reação a ela. Quero e preciso gravaresta palavra de Jesus em meu coração e lembrar na hora que ahostilidade vier como o Senhor quer que eu reaja. Ajuda-me, porfavor. Em nome de Jesus eu oro. Amém.

2 comentários:

  1. é fiz uma coisa muito feia + me arrependi de coração + as pessoas nao acreditam em mim, pesso p/ Deus quew conhece meu coração ter misericordia e me perdoar e fazer de mim uma pessoa melhor

    ResponderExcluir
  2. Deus tem misericórdia de todos nós amigo, caso contrário, nao estaríamos aqui.

    Abraço!

    ResponderExcluir