domingo, 25 de março de 2012

Palestra: Prof. Larry Prusak
Por Erick Coutinho
O evento
O evento ocorreu no auditório na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – FIRJAN em 17 de agosto de 2010, como palestrante o Prof. Larry Prusak, consultor de inovação da Agência Espacial Norte Americana – NASA. 
 
O prof. Prusak possui mais de 25 anos de atuação na área de inovação e conhecimento, e na palestra abordou tais temas .Larry Prusak, referência mundial em Gestão do Conhecimento.
 

Definição de Gestão do Conhecimento Organizacional:

Gestão do Conhecimento de um arranjo organizacional - ou simplesmente Gestão do Conhecimento Organizacional - é entendida neste blog como um metaprocesso, uma reflexão crítica, que, explícita e sistematicamente, define ações e práticas de apoio para melhorar as políticas, programas e processos de conhecimento daquele arranjo organizacional, influenciando a criação dinâmica de seu Conhecimento Organizacional, ou seja, sendo precursora das inovações necessárias ao constante Aprendizado Organizacional

O conteúdo
Logo no início ponderou que o conhecimento é um atributo exclusivamente humano e que o conceito de “conhecimento corporativo” trata-se de um artifício comercial das consultorias. Para explicar este artifício o Prof. Prusak usou-se como exemplo, quando consultor da IBM, aonde, consultores com o “mesmo” grau de instrução que ele, chegavam a ganhar até sete vezes menos, por não possuírem “know-how”, ou seja, um conhecimento mais específico, mais vivenciado na prática, e que por tal senioridade as empresas estavam dispostas a investimentos maiores.

Explicitou também que o conhecimento é um atributo muito caro, que não existem atalhos na sua obtenção e as empresas estão reconhecendo isso, reconhecendo o papel do “humano” nesta área, afirmando novamente que conhecimento é o que está com o homem, fora isso, é informação, até porque muito deste conhecimento é denominado como “conhecimento tácito” que é inerente a cada pessoa, e que para adquiri-lo é necessário estar no “front”, no “local” de acontecimento.

A inovação e o Conhecimento
Após esse início onde focou bastante na valorização do conhecimento e do indivíduo como agente do conhecimento, a palestra se volta para o tema inovação, onde o prof. Prusak afirma que a mesma acontece, mas que não é uma ciência exata que pode ser programada e cronogramatizada. Por isso as organizações estão mudando seu conceito com relação aos investimentos em departamentos de P&D, pois aos poucos, estão concluindo que seu retorno nem sempre é o esperado.

De acordo com sua visão, muitas das empresas estão “adquirindo” inovação e conhecimento por meio de compras ou de fusões empresas que são consideradas “inovadoras”. Citou como exemplo a empresa CISCO que na última década comprou mais de 400 empresas. Porém, tal prática também não se mostra tão eficaz, pois geralmente as empresas compradas acabam “perdendo sua alma”, de acordo com Prusak, pois seus colaboradores acabam por enquadrarem-se aos modelos ortodoxos da nova organização, e com isso, de acordo com ele, 80% destas aquisições não surtem os efeitos esperados.

Ainda citou como exemplo a Google, como modelo de gestão e incentivo a inovação. Lá, quando um colaborador possui uma boa idéia, ele deve procurar um par hierárquico de se gestor e apresentá-la a ele, e, caso seja considerada “boa” este colaborador ganha três meses para dedicar-se ao seu desenvolvimento, e ao fim deste período, um conselho a avaliará, sendo aprovado ele ganhará um ano e mais verba para o desenvolvimento da proposta.

Como parte final de sua palestra, prof. Prusak explanou que o processo inovador vem de dentro do ser humano e, que quanto maior for sua experiência de vida, seus contatos, seus relacionamentos, maiores serão as probabilidade de ser criativo, pois se você só conhece seu escritório, a única coisa da qual saberá falar será sobre sua sala.

Terminou sua explanação com a seguinte frase que ouviu de um diretor do Banco Mundial:  “A única fonte de vantagem competitiva será a busca global e apropriação da inovação.”

Após isso abriu para as perguntas da platéia.

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