quarta-feira, 10 de setembro de 2014

(Introdução) Como fazer um plano de ação - 5W2Hs

What, Why, Where, When, Who, How, How much?

O nome desta ferramenta foi assim estabelecido por juntar as primeiras letras dos nomes (em inglês) das diretrizes utilizadas neste processo. Abaixo você pode ver cada uma delas e o que elas representam: O 5w2h é uma ferramenta extremamente útil para as empresas, uma vez que elimina por completo qualquer dúvida que possa surgir sobre um processo ou sua atividade.
Em um meio ágil e competitivo como é o ambiente corporativo, a ausência de dúvidas agiliza e muito as atividades a serem desenvolvidas por colaboradores de setores ou áreas diferentes. Afinal, um erro na transmissão de informações pode acarretar diversos prejuízos à sua empresa, por isso é preciso ficar atento à essas questões decisivas, e o 5W2H é excelente neste quesito:

What – O que será feito (etapas)

Why – Por que será feito (justificativa)
Where – Onde será feito (local)
When – Quando será feito (tempo)
Who – Por quem será feito (responsabilidade)
How – Como será feito (método)
How much – Quanto custará fazer (custo)
 
Por exemplo:
O que? Redução do consumo excessivo de energia
Por que? O consumo de energia está muito elevado e precisamos identificar meios para podermos baixá-lo.
Como? Diminuindo a utilização do ar condicionado e conscientizando todos os colaboradores para que quando forem os últimos a deixarem o ambiente, apaguem as luzes.
Quem? Todos os colaboradores
Quando? A partir de amanhã
Quanto custa? A ação terá um custo zero e o objetivo é reduzir o consumo de energia em 10%.

A ferramenta 5w2h é uma das mais fáceis de ser implementada e traz grandes benefícios para os gestores e suas atividades organizacionais. Por isso, não deixe de utilizá-la em seu dia-a-dia empresarial. Você só tem a ganhar!
Na íntegra: http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-o-5w2h-e-como-ele-e-utilizado/

Como é sabido, a gestão pela qualidade ainda é vista com muita resistência na maioria das empresas brasileiras, mas uma ferramenta como o 5W2H é uma das básicas para iniciar-se no processo de uma gestão pela Produtividade com Qualidade, onde destacaria ainda o chamado 5S, o MAMP, o ciclo PDCA, a matriz GUT entre outras, todas elas integradas em uma visão de operacionalização da organização com base, com norte em conceitos de Planejamento Estratratégico/gestão estratégica. 


Até a próxima!

2 comentários: