segunda-feira, 29 de abril de 2013

Fatores que contribuem para o líder integrar-se à equipe



Liderança. 

Esse tema sempre vem à tona quando nos reportamos ao dia a dia organizacional. Afinal, é impossível conceber na atualidade uma empresa sem a presença atuante das lideranças. Mas, para ser líder não basta receber um "crachá" que identifique seu cargo na hierarquia organizacional e se valer do "poder" para delegar atividades aos subordinados. Além das competências técnicas, é indispensável saber lidar com gente, algo que as instituições de ensino não oferecem aos seus alunos. E isso vale para qualquer área em que o líder atue, pois ele sempre irá conviver com outras pessoas que possuem vivências diferenciadas e precisarão que ele ofereça-lhes um direcionamento para que alcancem uma alta performance. Vale lembrar que um líder só pode dar um direcionamento à sua equipe, quando está completamente integrado a ela. Confira abaixo, alguns fatores que se tornam fundamentais para que a integração entre liderança e liderados seja uma realidade.

1 - O líder que se dispõe em assumir sua responsabilidade para conduzir sua equipe precisa estar preparado para falar a mesma linguagem das pessoas que formam o seu time. Certa vez, assisti uma comédia em que uma executiva era transferida de uma grande metrópole para gerir uma fábrica localizada no gélido estado norte-americano de Minnesota. A protagonista do filme vivencia pesadelos acordada, até compreender a "linguagem", os hábitos, a história das pessoas daquela localidade. A partir do momento em que ela se dispõe em assimilar os costumes da região, não é vista mais como uma estranha no ninho, mas sim uma integrante do time.

2 - Quem deseja entender a linguagem dos demais, precisa primeiramente saber ouvir e isso, sobressai a predisposição de também receber feedback. Ou seja, a partir do momento em que o líder diz "sim" para ouvir a opinião dos demais sobre sua atuação, ele conseguirá pontuar seus pontos fortes e fracos. Consequentemente, conseguirá aprimorar-se e ter uma integração diferenciada junto à equipe.

3 - Ter visão holística não apenas do negócio, mas também do seu microuniverso que o cerca. Quando o líder consegue compreender os fatos que envolvem sua equipe, ele terá dado um passo extremamente significativo para atuar com eficiência tanto em ações direcionadas a cada talento, como também diante daquelas que envolvem atitudes que englobarão várias pessoas.

4 - Entender as expectativas e as necessidades daqueles que estão ao lado é outro fator relevante para que o líder mantenha-se integrado com o seu time. Muitas vezes, um colaborador deixa de oferecer uma entrega significativa porque está desmotivado por alguma razão pontual que pode não ser relevante para os demais, mas que para ele fará toda a diferença no seu dia a dia de trabalho.

5 - Antes de qualquer coisa, o líder é ser humano como outro qualquer e dessa forma, possui qualidades e pontos falhos que só vivência de determinadas situações o ajudarão a melhorar. A liderança que se entende como um "ser tocável e acessível e não um semideus" faz com que os liderados se aproximem dele com naturalidade. Isso evita que uma barreira invisível se crie e comprometa o relacionamento existente entre líder e equipes - fato que coloca em risco o clima organizacional e pode gerar consequências indesejáveis a qualquer gestão.

6 - Pedir a opinião dos demais integrantes faz com que o líder aproxime-se cada vez mais dos demais profissionais. Isso não é "conversa fiada", mas sim uma ação prudente e que possibilita à liderança conhecer a opinião dos demais talentos que pode fazer o diferencial.

7 - Como mencionei na abertura do texto, toda liderança precisa compreender e aceitar que apenas competências técnicas não são suficientes para gerir pessoas. E isso á é comprovado por pesquisas que revelam que a maioria dos talentos não pede demissão da empresa, mas sim das "chefias". Em virtude disso, a melhoria contínua das competências comportamentais também se tornou fundamental para que o líder esteja integrado ao seu time.

8 - Compartilhar os processos e fazer com que cada integrante do time dê o melhor de si. Quando se nega as mínimas informações aos membros da equipe, o líder também se nega a obter bons resultados para sua própria gestão. Centralizar informações, acreditando que tudo deva "girar em torno dele", faz com que as pessoas apenas componham um grupo e não um time.

9 - Os resultados foram alcançados? Ótima notícia tanto para a liderança quanto para os liderados. Essa é uma conquista coletiva e nunca individual. Se isso não fosse verdade, inexistiria a necessidade de formar uma equipe e bastaria uma pessoa para suprir as expectativas de um único departamento.

10 - Para reconhecer o valor das pessoas nem sempre é necessária uma premiação em dinheiro ou em algo que possa ser mensurado em cifras. O respeito ao esforço já significa que os talentos são vistos pelo comprometimento e pela entrega dada dia a dia. E isso é papel do líder que precisa estar completamente integrado à sua equipe.


Fonte: Site Rh

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