segunda-feira, 14 de junho de 2010

A Opinião Distorce a Realidade

O que perturba os homens não são as coisas, e sim as opiniões que eles têm em relação às coisas. A morte, por exemplo, nada tem de terrível, senão tê-lo-ia parecido assim a Sócrates. Mas a opinião que reina em relação á morte, eis o que a faz parecer terrível a nossos olhos. Por conseguinte, quando estivermos embaraçados, perturbados ou penalizados, não o atribuamos a outrem, mas a nós próprios, isto é, às nossas próprias opiniões.

Epicteto, in 'Manual'

Um comentário:

  1. SIM DOUTORA,A OPINIÃO QUE FAZEMOS DAS COISAS PODE SER O GRANDE DIFERENCIAL ENTRE VIVER BEM OU MAL,MAS VEJA BEM,NO EXEMPLO CITADO DA MORTE,ELA PODE TER PONTOS DE VISTA ABSOLUTAMENTE DIFERENTES,DEPENDENDO DAS FORMAÇÕES RELIGIOSAS E DA CONVICÇÃO QUE CADA UM FAZ DELAS,SE POR EXEMPLO,UMA PESSOA JOVEM,COM FILHOS AINDA PEQUENOS A SEREM CRIADOS SE ENCONTRAR EM SITUAÇÃO DE RISCO DE ENTRAR EM ÓBITO,SENDO ESSA PESSOA RESPONSÁVEL E QUE AME SEUS FILHOS,TALVEZ A EXPERIÊNCIA POSSA SER ANGUSTIANTE,MAS PODE NÃO REPRESENTAR MUITA COISA PARA UM FANÁTICO RELIGIOSO QUE AMARRA BOMBAS AO CORPO E SAI POR AI DIRIGINDO CARROS BOMBA.
    MAS POR QUE FORMAR OPINIÕES SOBRE AS COIZAS,SEM ANTES CONHECÊ-LAS MELHOR?
    HÁ ALGUNS ANOS ATRAS,A SENHORITA POR EXEMPLO,NÃO ENTRARIA PARA A POLÍCIA,NEM A CIVIL POR TER TATUAGEM,SABE DISSO,O PRECONCEITO SERIA IMENSO,MAS HOJE É MUITO NORMAL,AFINAL QUAL A DIFERENÇA QUE VAI FAZER UMA TATUAGEM NO CARATER DE UMA PESSOA?
    PARABÉNS PELO BLOG.

    UM ABRAÇO DOUTORA!!! RENATO PIRES..

    ResponderExcluir