sexta-feira, 11 de junho de 2010

Demitido pelo (mau) comportamento em redes sociais

Em geral uma pessoa é admitida por sua competência técnica e demitida por seu comportamento. Inclusive na internet.

Um estudo da Proofpoint - empresa especializada em segurança de e-mails e prevenção de perda de dados - mostra que 8% das companhias americanas com mais de 1000 funcionários demitiram profissionais por seu comportamento em redes sociais. Comportamentos que vão de críticas à empresa, pares e subordinados, até o desvio de documentos privados da organização. Existem duas questões que me preocupam no que tange esta pesquisa:
Primeiro é que o profissional ao ingressar em uma rede social deve entender que se torna uma pessoa pública e como tal cada uma de suas fotos, palavras e imagens são passíveis de avaliação. Neste contexto mesmo quando não está a serviço da empresa,o indivíduo é visto como um profissional dela e deste modo é avaliado.
Segundo é que a maioria ainda não tem consciência de que é sua própria marca individual, e deve permanentemente zelar por sua credibilidade e reputação. É preocupante vermos profissionais que criam sobre si uma imagem de irresponsáveis pelo simples fato de não terem ainda a noção de como são avaliados.
O mundo é muito duro e injusto em suas avaliações e assim como na natureza, sobrevivem os mais adaptáveis, não os mais fortes. Nossos profissionais estão preparados para se adaptarem a um mundo onde todos se tornaram pessoas públicas?
A recomendação é que a pessoa reflita antes de escrever seu próximo e-mail, mensagem no twitter, no blog, publicar uma foto na sua rede social, ou simplesmente escrever algo que será lido por muitos. Ela está sendo avaliada! Todos nós estamos. Temos de nos adaptar. Vamos em frente!

Um comentário:

  1. SIM,SEM DÚVIDAS A SOCIEDADE NOS ROTULA,ACOMPANHA,JULGA,ASSIM COMO CRIA ÍDOLOS E MONSTROS,ESSE FATO DE QUE EMPRESAS ACIMA DE X FUNCIONÁRIOS DEMITEM POR TAIS MOTIVOS,É MUITO QUESTIONÁVEL DO PONTO DE VISTA EM QUE O PROFISSIONAL NÃO TEM A MENOR OBRIGAÇÃO DE SER O MESMO PROFISSIONAL DENTRO DA EMPRESA OU NA VIDA PARTICULAR,NA VIDA PARTICULAR,O CARA PODE FAZER O QUE BEM ENTENDER,DESDE QUE NÃO SE CARACTERIZE CONDUTA TÍPICA CRIMINAL,QUANTO A FALAR MAL DA EMPRESA ONDE SE TRABALHA,BEM COMO FALAR MAL DE COMPANHEIROS ,AMIGOS,PARENTES OU SEJA LÁ QUEM FOR,ISSO CONCORDO QUE É ABOMINÁVEL,NESSE PONTO DEFENDO QUE AS DIFERENÇAS SEMPRE EXISTIRÃO,PORÉM PODEM SER SUPERADAS COM DIÁLOGOS FRANCOS E VERDADEIROS.
    QUANTOS EMPRESÁRIOS QUE DEMITEM POR TAIS MOTIVOS CITADOS,NÃO LEVAM VIDAS CHEIAS DE VÍCIOS,PÉSSIMAS ATITUDES PARA COM SEUS SEMELHANTES,FAMILIARES ,ETC.
    LIDAR COM SERES HUMANOS É MUITO DIFÍCIL,POIS SERES HUMANOS SÃO ABSOLUTAMENTE DIFERENTES.
    NÃO ACHO INTERESSANTE SE TER COMO EXEMPLO EMPRESAS AMERICANAS,ELES SÃO OS MAIORES SAQUEADORES,EXPLORADORES E CAUSADORES DE GUERRA,FOME E MISÉRIA NO MUNDO,E DEFENDEM A TESE DE QUE TEMPO É DINHEIRO,TEMPO PODE ATÉ TAMBÉM SER DINHEIRO,MAS ANTES DISSO É VIDA,É RESEPEITO AO PRÓXIMO,O DINHEIRO NÃO PODE ESTAR ACIMA DAS PESSOAS,JAMAIS.
    SALVE A VIDA,SALVE A LIBERDADE E O DIREITO DE CHUTAR O PAU DA BARRACA QUANDO FOR NECESSÁRIO.

    UM ABRAÇO DOUTORA!!!! RENATO PIRES(ASSESSOR PARLAMENTAR)

    ResponderExcluir