domingo, 5 de fevereiro de 2012

Super Dicas: Como fazer o seu MELHOR numa entrevista de emprego?



Por mais óbvio que pareça e como o público em busca de emprego ou recolocação é bastante amplo e diversificado, a idéia é trazer dicas práticas e úteis, independente da experiência de cada um.




Lembre-se, a primeira impressão é a que fica. Portanto, tenha "bom senso" ao trajar-se para este grande evento (entrevista). A apresentação pessoal é um componente muito positivo quando bem feita. Vista-se mais formal que do que está acostumado, não esqueça que cores neutras compõe um visual mais sério e singelo; nada de tons fortes e coloridos, unhas coloridas, brincões, sapatos barulhentos, saltos quilométricos, bermudas, chinelos, camisas estampadas com muitas cores, bonés, etc. Evite roupas apertadas. Cabelo, penteados e alinhados, barba feita, unhas limpas (uma base vai bem né?).Visualmente falando, este é o básico.

Tente não chegar horas antes da hora marcada pelo entrevistador e muito menos após o horário marcado, ambas as atitudes sao negativas. Chegar com muita atecedencia denota a alguns profissionais de seleção certa dose de desespero, e em contrapartida, chegar com atraso denota falta de interesse, relaxamento e desleixo, pois, se na entrevista voce nao cumpre com o horário combinado, quem dirá durante o trabalho. Não seja este tipo de candidato, certamente será avaliado como alguém sem compromisso!

Agora vai uma dica super importante que quase supera todas as outras, que é "conhecer a empresa". Como fazer isso? Se estiver com pressa, recorra ao google, procure site da empresa, caso nao tenha, procure por pessoas em redes sociais que trabalham lá, só nao saia de casa sem entender a empresa. 

Uma das primeiras perguntas que faço aos meus candidatos, seja  para qualquer cargo ou nível é se o candidato conhece a empresa, o ramo ou ainda, verifico se o candidato teve o interesse (pelo menos) de navegar pelo site da empresa afim de conhece-la. Infelizmente, na maioria das vezes há muitos candidatos que não se atentam pra isso, preocupados com tantas coisas que nao farão a diferença entre os outros. Conhecer a empresa a qual voce possivelmente trabalhará, o recrutador entende que você além de ter interesse em estar bem informado sobre a organização, seus negócios e cultura; você é uma pessoa lógica e inteligente, e claro, se voce aceitou estar ali naquele momento é porque obviamente seus valores vão de encontro aos da empresa, e mais ainda, isso é bom, pelo fato de que vc já chega a entrevista conhecendo a cultura, valores e objetivos da organização, o que configura mais segurança e influenciará suas respostas.

Faça perguntas ao entrevistados sobre a empresa, isto demonstra curiosidade sadia, mas, nunca, jamais perguntas pessoais, ok?
Seja sempre verdadeiro, sem cair na asneira de ficar falando mal ou apontando os pontos negativos de empresas que já trabalhou ou de seus superiores, isso transmite falta de ética; funciona bem assim: Se voce me falar mal da empresa que trabalhou ou de pessoas com as quais trabalhou, pensarei que falará da empresa em questão futuramente tambem, ou seja, mantenha a ética profissional! Ser verdadeiro sempre, porém, nao necessariamente ao extremo.

Se expressar bem é um diferencial e não mentir, mais ainda. Certamente, nao fale demais! Não minta! Seja sistemico e global. Não faça referencias pessoais a menos que o entrevistador pergunte, mas cuidado para nao sair contanto sobre sua vida inteira pra ele! rs.

Vale lembrar que é muito chato ficar telefonando um milhão de vezes logo após a entrevista para saber o resultado. O mais apropriado é procurar saber no dia da entrevista quando sairá o resultado, então logo, aguarde por ele!

Fique atento, o mundo muda, as pessoas mudam, voce precisa acompanhar a Era a qual está inserido, esteja bem informado e busque o conhecimento, você está vivendo a Era da informação e do Conhecimento, embora voce já saiba disso, te digo: Não fique de fora! Não vista a camisa da empresa! Para ser parceiro, voce precisa "suar" a camisa!

Julliana Maiolino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário