quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Importância do Feedback p/ Candidatos.

Prezados Recrutadores

Digamos que sua empresa abriu uma vaga de emprego e, de muitos currículos,apenas alguns são selecionados. O que fazer com os candidatos nãoescolhidos? Devemos responder justificando o motivo da reprovação ousimplesmente mantê-los às sombras do esquecimento?
Coloque-se na posição do candidato. Ele gastou horas e dias para achar suavaga, para preparar o currículo e também para esperar uma resposta. Casovocê simplesmente o esqueça, imagine a sensação horrível do candidato deficar na expectativa de ser chamado para a vaga e a insegurança de saber seo currículo foi analisado ou não, ou mesmo se foi lido. Ainda, eles terãouma impressão negativa da sua empresa.
Além do direito legal de receber um feedback do processo seletivo, o candidato precisa de alguém que lhe oriente sobre sua condição profissional.E essa orientação deve ser responsabilidade do selecionador. Apesar de umfeedback negativo não ser uma boa notícia ao candidato, é uma demonstraçãode preocupação e até agradecimento.
Dê feedback e não demore para fazê-lo. Os candidatos agradecem e você nãofica mal visto por eles.

Um comentário:

  1. Excelente essa matéria, mas infelizmente a grande maioria não adotam esse procedimento.Eu tenho sentido isso na pele aqui na minha região, vc saí de casa vai para uma outra cidade, às vezes fica o dia inteiro, fazendo testes, dinâmicas etc...eles falam que vão retornar ou por e-mail ou por telefone e nada.E todo esse processo é muito complicado te enche de ansiedade, de esperança e vc não tem informação, demanda tempo, dinheiro que muita das vezes vc não tem.Acho uma FALTA DE RESPEITO!!
    Ontem aconteceu um fato que fiquei muito chateada. Recebi um telefonema de uma agênca da minha região sobre uma vaga, fui até essa cidade,chegando lá nem precisei de fazer provas porque todo mês eu vou rsrsr, fiz uma redação, e a psicóloga que já me conhece de outros processos, conversou comigo que não ia prosseguir a entrevista porque o meu currículo estava acima da vaga, eu tinha muita experiência.Fiquei indignada!!Os profissionais que fazem a seleção de currículos deveriam ter analisado,gastei dinheiro e meu tempo.
    Está faltando ainda profissionais comprometidos!

    Obrigada Julliana pelo espaço e a oportunidade do DESABAFO!

    ResponderExcluir