O Ciclo PDCA, também conhecido como Ciclo de Shewhart ou Ciclo de Deming,
é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas do mundo
todo. Este sistema foi concebido por Walter A. Shewhart e amplamente
divulgado por Willian E. Deming e, assim como a filosofia Kaizen, tem como foco principal a melhoria contínua, como foi tratado neste blog em postagem anterior.
Seu objetivo principal é tornar os
processos da gestão de uma empresa mais ágeis, claros e objetivos. Pode
ser utilizado em qualquer tipo de empresa, como forma de alcançar um
nível de gestão melhor a cada dia, atingindo ótimos resultados dentro do
sistema de gestão do negócio.
O Ciclo PDCA tem como
estágio inicial o planejamento da ação, em seguida tudo o que foi
planejado é executado, gerando, posteriormente, a necessidade de
checagem constante destas ações implementadas. Com base nesta análise e
comparação das ações com aquilo que foi planejado, o gestor começa então
a implantar medidas para correção das falhas que surgiram no processo
ou produto.
- P = Plan (planejamento) : Nesta etapa, o gestor deve estabelecer metas e/ou identificar os elementos causadores do problema que impede o alcance das metas esperadas. É preciso analisar os fatores que influenciam este problema, bem como identificar as suas possíveis causas. Ao final, o gestor precisa definir um plano de ação eficiente.
- D = Do (fazer, execução) : Aqui é preciso realizar todas as atividades que foram previstas e planejadas dentro do plano de ação.
- C = Check (checagem, verificação) : Após planejar e por em prática, o gestor precisa monitorar e avaliar constantemente os resultados obtidos com a execução das atividades. Avaliar processos e resultados, confrontando-os com o planejado, com objetivos, especificações e estado desejado, consolidando as informações, eventualmente confeccionando relatórios específicos.
- A = Act (ação) : Nesta etapa é preciso tomar as providências estipuladas nas avaliações e relatórios sobre os processos. Se necessário, o gestor deve traçar novos planos de ação para melhoria da qualidade do procedimento, visando sempre a correção máxima de falhas e o aprimoramento dos processos da empresa.
É importante lembrar que como o Ciclo PDCA
é verdadeiramente um ciclo, e por isso deve “girar” constantemente. Ele
não tem um fim obrigatório definido. Com as ações corretivas ao final
do primeiro ciclo é possível (e desejável) que seja criado um novo
planejamento para a melhoria de determinado procedimento, inciando assim
todo o processo do Ciclo PDCA novamente. Este novo ciclo, a partir do
anterior, é fundamental para o sucesso da utilização desta ferramenta.
Cuidados na utilização do Ciclo PDCA
- Fazer sem planejar;
- Definir as metas e não definir os métodos para atingi-las;
- Definir metas e não preparar o pessoal para executá-las;
- Fazer e não checar;
- Planejar, fazer, checar e não agir corretivamente, quando necessário;
- Parar após uma “volta” do ciclo.
A não execução de uma das etapas do ciclo pode comprometer seriamente o processo de melhoria contínua. Por
este motivo, a ferramenta apresentada aqui deve ser encarada como um
processo contínuo em busca da qualidade máxima requerida por um
procedimento ou produto. Afinal, como dito no início deste post, o foco principal do Ciclo PDCA é a melhoria contínua.
Vamos falar brevemente sobre "Kaizenar"
“Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!”. Esta é a premissa básica da metodologia Kaizen.
De origem japonesa, esta palavra significa ”melhoria contínua”, seja no
aspecto pessoal, familiar, social ou no trabalho. Muito mais que um
método, Kaizen é considerado por muitos como uma filosofia.
Esta prática visa o aprimoramento não só
da empresa, como também de seus colaboradores de uma forma geral.
Aprimoramento este que deve acontecer sempre de forma gradual e
contínua, sem atropelamentos desnecessários pela busca do sucesso
rápido. Moderação nas ações é fator crítico de sucesso.
Para o método Kaizen, é
essencial que nenhum dia se passe dentro de uma empresa sem que alguma
melhoria seja implementadaa. Estas melhorias do tipo “step by step”
(ou uma etapa por vez) visam o aperfeiçoamento das pessoas e processos
dentro da organização, tendo por características principais o baixo
custo e o tempo reduzido de implementação.
Esta metodologia, através da eliminação
do desperdício dentro da organização, gera resultados concretos para
esta que, a cada dia, torna seus processos mais ágeis, econômicos e
adequados às necessidades dos clientes. Da mesma forma, seus
colaboradores passam a ser mais bem preparados para as tarefas diárias.
Um processo que ajuda a melhorar a lucratividade da empresa a médio e
longo prazo.
Porém, o processo de melhoria contínua,
como o próprio nome diz, não pode parar. Para se alcançar os melhores
resultados é preciso que a preocupação da empresa e os esforços de seus
colaboradores tenham uma continuidade, melhorando dia após dia e
colhendo os frutos em um futuro bem promissor.
E se você procura por um bom exemplo de aplicação do Kaizem, recomendo que faça uma pesquisa sobre o Sistema Toyota de Produção (STP),
que ficou mundialmente conhecido por ter dado origem à filosofia
Kaizen. Os conceitos utilizados na criação deste sistema revolucionaram a
Toyota e, com certeza, influenciaram o sucesso de centenas de outras
empresas que utilizaram o mesmo método.
Comece "kaizenando" sua vida!
Toda filosofia, o start parte de nós mesmos.
Abraços!
JM.
Fonte: www.sobreadministracao.com/
De fato as empresas, só conseguem obter alcançar seus objetivos quando seus colaboradores buscam melhorias contínuas, e colocando-as em prática nas suas vivências profissionais dentro da empresa, visando claro o desenvolvimento de ambos.
ResponderExcluirAdriana C.